sexta-feira, 1 de abril de 2016

O que é FSB/HyperTransport/QPI/DMI


O que é FSB
    FSB é a sigla para Front Side Bus, que significa barramento frontal, o responsável pela comunicação e transferência de dados entre a CPU e a North Bridge da placa-mãe. 
Refere-se basicamente ao caminho de comunicação do processador com o chipset da placa-mãe, sendo que geralmente é utilizado quando existe menção ao clock externo do processador.

   Este barramento, juntamente com a memória cache, pode ser acessado de maneira muito mais rápida do que a RAM do sistema. Sendo assim, a largura de banda, ou o throughput teórico máximo do barramento frontal, é especificado pelo produto da largura da vida de dados, além da frequência de clock e a quantidade de transferências de dados realizadas por ciclo de clock.

O que seria Largura de Banda? Largura de banda é a largura, medida em hertz (Hz), da faixa de frequência para a qual a Transformada de Fourier do sinal é diferente de zero.




Hyper Transport

  O HyperTransport é um barramento ponto a ponto, muito similar ao PCI Express sob diversos pontos de vista. A principal ideia é criar um barramento bastante rápido e de baixa latência utilizando poucas trilhas de dados.

  Um link HyperTransport é sempre bidirecional, composto por dois links de 2 a 32 bits de largura cada. Os dados são transmitidos duas vezes por ciclo (como nas memórias DDR) e a freqüência de operação pode ser de 200 MHz a 2.6 GHz. Só para efeito de comparação, o barramento PCI opera a apenas 33 MHz, com apenas uma transferência por ciclo; isso faz com que a velocidade de transmissão seja muito baixa para os padrões atuais (apenas 133 MB/s), mesmo com o barramento transmitindo 32 bits de dados por ciclo.

  
O padrão HyperTransport é desenvolvido por um conjunto de fabricantes, por isso é utilizado em diversos dispositivos, indo do Xbox da Microsoft a roteadores da Cisco. Os chipsets nForce, para placas soquete A, por exemplo, já utilizavam o HyperTransport para interligar a ponte norte e a ponte sul do chipset bem antes do Athlon 64 ser lançado.


QPI (Quick Path InterConnect)

  Na tecnologia da informação, Quickpath interconnect é uma conexão ponto-a-ponto unidirecional de alta velocidade, disponibilizada e desenvolvida na segunda metade de 2008 pelo Intel MMDC (Massachusetts Microprocessor Design Center) e membros da DEC Alpha's Development Group (adquirida pela Intel). É usado em processadores para comunicação com dispositivos de I/O, tais como placas de vídeo e controladoras. Com a implementação do Quickpath em seus processadores, os mesmos passam a utilizar uma arquitetura de conexão direta para comunicação externa. Os processadores que implementam o Quickpath como o core i7 contam ainda com um controlador de memória DDR3 integrado de 3 canais, o que aumenta a largura de banda total do processador e particularmente diminui a latência de acesso a memória, já que com o controlador implementado diretamente no die do processador, a memória é acessada diretamente, o que não acontecia com o legado Front Side Bus, onde os dados que trafegavam entre a memória e o processador passavam por esse barramento, criando assim um gargalo (travamento).



 O que seria DIE do processador? O Die é o núcleo do processador.


DMI (Desktop Management Interface)

  O Desktop Management Interface ( DMI ) gera um padrão de estrutura para o gerenciamento e acompanhamento decomponentes em um desktop, notebook ou servidor de computador , por abstrair esses componentes do software que os administra. O desenvolvimento de DMI. Marcou o primeiro movimento pela Distributed Management Task Force (DMTF) para as normas de gestão de desktop. Antes da introdução da DMI, nenhuma fonte padronizada de informação poderia fornecer detalhes sobre os componentes em um computador pessoal .

  Devido ao rápido desenvolvimento das tecnologias da DMTF, tais como Common Information Model (CIM), a DMTF definiu um "End of Life" processo para DMI, que terminou em 31 de Março, de 2005.

  DMI expõe dados do sistema (incluindo o BIOS Sistema de Gestão (SMBIOS) de dados) para software de gestão, mas as duas especificações de funcionar de forma independente.

  DMI é comumente confundido com SMBIOS, que foi realmente chamado DMIBIOS em suas primeiras revisões.



Um comentário: