O que é DirectX?
O DirectX é uma interface de desenvolvimento capaz de facilitar a comunicação entre software e hardware quando o assunto é um jogo eletrônico. Este recurso nada mais é do que uma coleção de APIs (Interface de Programação de Aplicações), a criadora deste recurso foi a Microsoft, e foi lançado Oficialmente em 1995.
De 1995 pra cá o mundo dos games teve uma grande mudança, e é claro que o DirectX não só acompanhou como também foi o grande responsável pela mudança, permitindo que os criadores de games fossem além do que eles estavam acostumados.
Como que funciona o DirectX?
Quando você carrega um jogo na tela, ali estão milhões de texturas e polígonos combinados para dar forma ao cenário e aos personagens. Além disso temos as cores, iluminação e filtros que também fazem parte dos elementos básicos de um jogo, sendo que isso tudo precisa ser compreendido pelo sistema a fim de aproveitar o máximo da capacidade de seu computador.
E é exatamente neste ponto em que nos vemos a função do DirectX: O conjunto de aplicações permitem que os dispositivos de hardware responsáveis pela execução de Vídeo saibam exatamente de tudo aquilo que um jogo precisa para ser rodado em sua qualidade máxima. Desta forma o jogo pode ser executado sem nem um problema mesmo em condições de processamento diferentes nas quais foram indicados.
Conjunto de componentes
O DirectX é um conjunto de APIs, logo, apresenta uma série de “pacotes” em sua composição, sendo que cada um deles é responsável por um determinado aspecto do jogo.
- DirectDraw é responsável por desenhos gráficos em 2D;
- Direct3D é responsável por desenhos gráficos em 3D;
- DirectInput faz a comunicação entre o jogo e dispositivos periféricos como teclados, mouses e joysticks;
- DirectPlay faz a comunicação entre computadores via internet ou rede local;
- DirectSound reproduz e grava sons de waveform (e o DirectSound3D faz o mesmo, porém com sons em 3D);
- DirectMusic é responsável pela execução das trilhas sonoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário